A UFPR – Campus Toledo pertinho da comunidade!

No último sábado, dia 28 de setembro, os acadêmicos do curso de medicina da UFPR – Campus Toledo participaram de eventos de extensão junto às comunidades de Toledo e Cascavel.

Os alunos integrantes do projeto de extensão PROSEI (Promoção da saúde na educação infantil: estimulando a alimentação saudável e boas práticas de higiene), coordenado pelas professoras Jéssica Cristina Ruths e Francielle Brustolin Simch, estiveram presentes na quarta edição do Evento “Mais Saúde – todos contra a obesidade”.

Realizado no Centro Esportivo Ciro Nardi, Cascavel -PR, o evento contou com diversas atividades para todos os públicos. A UFPR colaborou com ações direcionadas as crianças, foram realizadas orientações sobre alimentação saudável através de teatros de fantoches, brincadeiras e pinturas de rostos.  Participaram do evento aproximadamente duas mil pessoas. Buscou-se fortalecer ações de prevenção unindo a comunidade e as instituições na luta contra a obesidade. Confira as imagens:

prosei-grupo

prosei-cascavel

Em Toledo, os acadêmicos   integrantes da Liga Acadêmica de Cardiologia (LAC) e do projeto de extensão Promoção à Saúde e Prevenção de complicações relacionadas à Hipertensão Arterial Sistêmica (PPC-HAS), coordenados pelas professoras Ana Paula Susin e Sonia Mara de Andrade, promoveram uma atividade em alusão ao Dia Mundial do Coração, comemorado no dia 29 de setembro.

O evento foi realizado no Lago Municipal de Toledo, e teve como objetivo a promoção da saúde cardiovascular da população local. Foram realizados aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e medidas de circunferência abdominal e índice de massa corporal (IMC), a fim de rastrear doenças como Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus e Obesidade.

Os participantes também receberam informações sobre hábitos saudáveis de vida e prevenção de doenças cardiovasculares. O evento contou com ativa participação da comunidade local.
dia-mundial-do-coracao