CURSO DE MEDICINA – CAMPUS TOLEDO
A Universidade do Paraná fundada por paranaenses em Dezembro de 1912, iniciou com 5 cursos: Direito, Engenharia, Farmácia, Odontologia e Medicina. Federalizada em 1950, a Universidade Federal do Paraná continuou se expandindo principalmente em Curitiba e mais recentemente para o interior do estado. Em 2016 iniciaram as atividades de seu segundo curso de Medicina, agora no municÃpio de Toledo.
Com um currÃculo moderno, utilizando metodologias ativas de ensino aprendizagem, importante contato com a comunidade nas Unidades Básicas de Saúde e UPA desde os primeiros dias letivos, o curso apresenta-se em conformidade com Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina no Brasil (DCN 2014).
Sobre o MunicÃpio de Toledo
A bela cidade de Toledo, instalada em 1952, situa-se na Região Oeste do Paraná, há uma distância de 536,6 Km da capital Curitiba. Conta com uma população de 132 mil habitantes, economia diversificada, com forte presença agropecuária e industrial e apresenta o 9º IDH do Estado.
Possui rede de Saúde estruturada e atende plenamente as demandas do curso de medicina, com Unidades Básicas de Saúde, Estratégia de Saúde da FamÃlia, Ambulatórios de Especialidades, Rede de Urgência e Emergência, Serviço Atendimento Móvel de Urgência, Centro de Atenção Psicossocial e Assistência Hospitalar vinculada ao SUS – Hospital filantrópico e Hospital Regional (em implantação).
Sobre o curso:
O curso de Medicina é integral (manhã e tarde) com duração de 6 anos, totalizando 7760 horas.
São ofertadas 60 vagas anualmente, divididas em dois semestres (30 alunos/semestre). Os alunos são selecionados no processo seletivo da UFPR (Vestibular).
Conta com um CurrÃculo Integrado, enfocando o aprendizado na comunidade (aprender fazendo), utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem (centradas nas necessidades dos estudantes como sujeito da aprendizagem e no professor como facilitador do processo), tendo como metodologia predominante a Aprendizagem Baseada em Equipes – ABE (do inglês TBL – Team Based Learning).
A matriz curricular é integrada em módulos de ensino e estrutura-se em dois Ciclos:
Eixos norteadores do CurrÃculo:
Além da carga horária obrigatória a ser cumprida, o aluno poderá implementar seus conhecimentos em diversas atividades formativas como: Monitoria, Voluntariado Acadêmico, Projetos de Pesquisa e Extensão.