Curso de Medicina do Campus Toledo

Atividades Formativas

As atividades formativas são complementares em relação ao eixo fundamental do currículo, e o Colegiado do Curso de Medicina entende que são elementos enriquecedores na formação profissional dos graduandos fazendo parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

A entrega dos certificados será realizada no 11º período do curso. É de responsabilidade dos alunos a conferência das atividades e valor de carga horária ao longo do curso.

O Regulamento das Atividades Formativas deve ser lido com atenção.

Cronograma para entrega dos Certificados
(para validação como Atividades Formativas Complementares)

T5: 07.08.2023 – 11.08.2023

T6: 05.02.2024 – 09.02.2024

T7: 24.06.2024 – 28.06.2024

A pontuação a ser seguida está contida na tabela abaixo:

ATIVIDADES FORMATIVAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS TOLEDO

MODALIDADE TIPO HORAS APORTADAS
I. Atividades de monitoria Programa de Monitoria com bolsa promovido pela PROGRAD Mínimo de 6h e máximo de 12h semanais
Programa de Monitoria Voluntário promovido pela PROGRAD Mínimo de 6h e máximo de 12h semanais
II. Atividades de Pesquisa Programas com bolsas de iniciação científica Aporte integral da carga horária (conforme certificado), respeitando mínimo de 6h e máximo de 12h semanais.
Programas voluntários de iniciação científica
III. Atividades de extensão Projeto com bolsa Aporte integral da carga horária (conforme certificado), respeitando mínimo de 4h e máximo de 12h semanais.
Projeto sem bolsa
IV. Estágios não curriculares   Sob avaliação do Colegiado do Curso.
V. Representação Acadêmica Membros da Diretoria do “Centro Acadêmico de Medicina de Toledo – CAMTO” 30h
Representante de Turma 20h
Coordenadores da Associação Atlética dos Alunos de Medicina 10h
VI. Eventos Científicos Participação em congressos, jornadas, outras modalidades de cursos em que os certificados constem carga horária superior a 15 horas. 10h
Participação em congressos, jornadas, outras modalidades de cursos em que os certificados constem carga horária de 12 a 15 horas. 7h
Participação em congressos, jornadas, outras modalidades de cursos em que os certificados constem carga horária de 8 a 11 horas. 5h
Participação em congressos, jornadas, outras modalidades de cursos em que os certificados constem carga horária de 5 a 7 horas. 3h
Participação em congressos, jornadas, outras modalidades de cursos em que os certificados constem carga horária inferior a 5h. 1h
Certificados que não apresentam carga horária realizada. 1h
Organização de eventos devidamente certificados. Atribuir Ch total do certificado, limitado a 10h
Apresentação de trabalhos em modalidade de pôster. 2h
Apresentação de trabalhos em modalidade oral. 10h
Certificado de Eventos de Extensão vinculados à Universidade Federal do Paraná. Atribuir carga horária total.
Certificado de Eventos de Extensão universitária em outras instituições. Atribuir 50% da carga horária total.
Premiação em eventos científicos da UFPR e congressos nacionais e internacionais. 5h
Premiação em eventos científicos estaduais, locais ou regionais. 2h
VII. Língua Estrangeira Nível A1 10h
Nível A2 20h
Nível B1 30h
Nível B2 40h
Nível C1 45h
Nível C2 50h
VIII. Programa de Voluntariado Acadêmico Certificado emitido pela PROGRAD Máximo de 12 h semanais
IX. Publicações A1 (Acima de 2,85) 20h
A2 (2,849 – 2,12) 16h
B1 (2,219 – 1,3) 14h
B2 (1,29 – 0,11) 10h
B3 (PubMed) 8h
B4 (SciElo) 6h
B5 (Outros indexadores) 5h
C 2h
Produção técnica 5h


» Orientações para a entrega dos certificados

Devem ser enviados para a secretaria acadêmica (internatotoledo@ufpr.br) de APENAS de forma DIGITAL conforme o Cronograma de entrega.

Todos os certificados devem estar NUMERADOS e ser digitalizados em PDF e em um arquivo único. A digitalização precisa ser dos certificados originais. Não serão aceitas digitalizações de cópias de certificados.

Deve-se enviar no mesmo e-mail o Check-list das Atividades Formativas Complementares devidamente preenchido e assinado pelo aluno (ver as orientações de preenchimento)

Os dois arquivos anexados (PDF único com certificados numerados e o PDF do check-list) devem ser nominados como: T5-AFC-Nome do Aluno / T5-Checklist-AFC-Nome do aluno

O e-mail enviado à secretaria acadêmica (internatotoledo@ufpr.br) deve conter no assunto: T5-AFC-Nome do Aluno


» Orientações para preenchimento do check-list

Com base nos critérios de pontuação descritos no Regulamento das Atividades Formativas, o aluno deverá distribuir os certificados no Check-list:

Deve-se preencher em cada campo o número do certificado (conforme o número apresentado no documento digital enviado para a Secretaria Acadêmica) e, entre parênteses, deve-se colocar a pontuação máxima permitida para cada situação que, NÃO necessariamente, é a carga horária descrita no certificado.

Em campos onde haja mais de um certificado é importante que conste a carga horária a ser pontuada de cada certificado e não a carga horária total do item.

Por exemplo:

Certificado 1: Monitoria com bolsa no total de 120h: 1 (120h)
Certificado 2: PVA de 12h semanais, total de 200h: 2 (200h)
Certificado 3: Participação em evento científico com duração de 15h: 3 (7h – que é a pontuação para qualquer certificado de 12 a 15h)
Certificado 4: Participação em evento científico com duração de 100h: 4 (10h – que é a pontuação para qualquer certificado superior à 15h)
Certificado 5: Participação em evento científico com duração de 5h: 5 (3h – que é a pontuação para qualquer certificado de 5h a 7h)
Certificado 6: Participação em evento científico com duração de 7h: 6 (3h – que é a pontuação para qualquer certificado de 5h a 7h)

aff-exemplo

ATENÇÃO: A entrega da documentação deve atender estas orientações. Atividades apresentadas fora deste padrão serão devolvidas para adequações.


A Comissão Permanente de Acompanhamento das Atividades Formativas Complementares fica disponível para esclarecimentos e dúvidas.
Membros da Comissão (Portaria 60/2023 – TL – vigência até 15/08/2025):

  • I- Ana Carla Zarpelon – Professora do Magistério Superior – Presidente;
  • II- Maiara Bordignon – Professora do Magistério Superior;
  • III- Marcelo Alves de Souza – Professor do Magistério Superior;
  • IV- Andreia Isaac – Técnica de Laboratório/Ãrea;
  • V- Thiago Rafael Mazzarollo – Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais

Atualizado em 05/09/2023.

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