O curso contempla uma matriz com duração de cinco anos, dez semestres letivos, em perÃodo MATUTINO. Prevê-se uma estrutura modular para disciplinas do 1º ao 8º perÃodo do curso, com vistas a interdisciplinaridade no ensino, e os dois últimos semestres do curso compreendem o Estágio Curricular Supervisionado.
O currÃculo foi organizado de modo a incluir as atividades formativas complementares, considerar a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, da indissociabilidade entre teoria e prática e da integração com a comunidade para o desenvolvimento de competências gerais e especÃficas inerentes a atuação do enfermeiro.
Do ponto de vista didático-pedagógico compreende-se a importância da participação ativa do estudante no seu processo de ensino-aprendizagem, considerando, para tanto, a aplicação de metodologias ativas no ensino, tais como o Team Based Learning (TBL), discussão de casos, Objective Structured Clinical Examination (OSCE) e outros ao longo do processo formativo e nas avaliações de competência.
A estrutura curricular inclui disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e atividades formativas. Há disciplinas com carga teórica reconhecidas como aulas-padrão, com carga horária em laboratório, atividades de estágio, práticas especÃficas e atividades curriculares de extensão.
O curso possui um total de 4.118 horas, destas 918 horas são de atividades práticas em laboratório ou serviços de saúde, e 900 horas estão previstas para o Estágio Curricular Supervisionado. O estágio curricular, conceituado como elemento curricular de caráter formador e como um ato educativo supervisionado previsto para o Curso de Enfermagem, está regulamentado em consonância com a definição do perfil do profissional egresso, bem como com os objetivos para a sua formação. Suas 900 horas, permitem cumprir o item das diretrizes curriculares nacionais que afirma: “a carga horária mÃnima do estágio curricular supervisionado deverá totalizar 20% (vinte por cento) da carga horária total do Curso de Graduação em Enfermagem proposto†(CONSELHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, 2001, p. 4)
Além disso, a matriz curricular prevê as Atividades Curriculares de Extensão (ACE) que, conforme Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, envolvem a aproximação e inserção na comunidade, com a finalidade de promover uma interação entre a universidade e a sociedade que contribua para gerar transformações e melhoria na saúde e na vida das pessoas, por meio da articulação com o ensino e com a pesquisa.
As atividades curriculares de extensão compreendem – na matriz curricular – uma carga horária mÃnima de 10% do total da carga horária do curso, atendendo ao disposto na Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, e na Resolução nº 86/2020-CEPE [dispõe sobre a creditação das Atividades Curriculares de Extensão – ACE nos currÃculos plenos dos cursos de graduação da UFPR]. Esta carga horária mÃnima de creditação da extensão no curso, está assegurada na matriz curricular, integrada à s disciplinas obrigatórias do curso.
O curso de Enfermagem se organiza por meio de semana padrão que será a unidade na qual o curso irá se basear do primeiro ao oitavo semestre.
A semana padrão possibilita uma utilização racional da estrutura fÃsica do Campus, além de fornecer ao estudante uma noção especÃfica de seu tempo durante os dez semestres letivos, incluindo tempo livre para o estudo individual (denominada “área verdeâ€).
Acesse a Matriz Curricular do curso
Atualizado em 12/11/25